Paella de Antenor

A primeira paella do Antenor está pronta. Feita do zero, conforme prometido. Espero que seja a primeira de muitas. Ficou uma delícia!

Hoje faz um ano que eu saí do Brasil. Um ano de novas experiências e muito aprendizado. Saí da feijoada para o schnitzel e agora estou na paella! Quem sabe daqui a um ano eu não aprendo a fazer sushi? Brincadeirinha… Será?

Turismo na Espanha

A Espanha recebeu 9,6 milhões de turistas no mês de julho. Os visitantes são em sua maioria britânicos, franceses e alemães. O número é recorde e representa um aumento de 10% em relação ao mesmo período do ano passado.

A Catalunha foi a região que mais recebeu turistas, seguida pelas Canárias e por Mallorca. A expectativa é de novo recorde em agosto, passando de 10 milhões de visitantes. O número acumulado de janeiro a julho é de 42 milhões de visitantes. Até o fim do ano, deve totalizar 70 milhões.

Enquanto o Brasil recebeu 6,3 milhões de turistas ao longo de 2015, a Espanha recebeu 68 milhões de visitantes estrangeiros no mesmo período, ficando atrás somente dos Estados Unidos e da França no ranking mundial.

O turismo tem um papel importantíssimo na economia mundial. O Brasil continua não explorando o seu potencial turístico por não investir em segurança. A mesma insegurança que afastou os turistas europeus dos balneários egípcios e tunisianos este ano.

Agora, veja o ranking de homicídios do Brasil comparado com o Egito, Tunísia e Espanha:

  • Brasil – 30,53 homicídios / 100.000 habitantes
  • Egito – 2,97 homicídios / 100.000 habitantes 
  • Tunísia – 2,10 homicídios / 100.000 habitantes
  • Espanha – 0,64 homicídios / 100.000 habitantes

O Brasil tem um atentado de Nice a cada 5 dias.  E a violência só está aumentando. Enquanto o país não for bom para visitar, ele também não será bom para quem mora lá.

Tanta

Tanta é uma cadeia internacional de restaurantes peruanos do chef Gastón Acúrio. E a noticia boa é que o Tanta tem filial em Barcelona.

Como já comentei aqui, Barcelona tem muitos restaurantes de comida latina, especialmente de comida peruana. Mas normalmente a comida peruana é sinônimo de frango para os espanhóis. O Tanta tem um cardápio bem mais elaborado com piqueos e pratos típicos. Pretendo provar em breve.

O restaurante peruano mais famoso da cidade, porém, é o Ají, situado no Casino de Barcelona.

Paella de Mariscos

Paella de Mariscos (para 2 pessoas)

Ingredientes:

– 200g Arroz Bomba
– 6 camarões grandes
– 8 mexilhões
– 6 mariscos
– 1 lula
– 400ml de caldo de peixe 
– 1 cebola
– 1 pimentão vermelho
– 1 lata pequena de pasta de tomate
– 1 xícara de vinho branco
– 2 dentes de alho
– 1 Ramo de salsa
– 1 fio de açafrão
– Sal
– Azeite de oliva

Preparo:

Primeiro, em uma panela coloque um pouco de azeite, frite o camarão e os mariscos para o óleo tomar sabor, retire-os do fogo e reserve.

No mesmo azeite quente, frite a lula cortada em anéis, até dourar, retire-a.

Adicione a cebola, pimentão, alho picado e salsa, em seguida, despeje o vinho e deixe reduzir.

Quando o álcool tiver evaporado, coloque a lula, o tomate e o açafrão por 2 minutos, mexendo bem e, em seguida, adicione o arroz.

Mexendo sempre, adicione o caldo de peixe e deixe-o até começar a ferver.

Em seguida, coloque os camarões, mariscos e mexilhões, coloque a panela no forno a 180 graus cerca de 15-20 minutos, deixe repousar 5 minutos e pronto.

Asistencia Sanitaria y Plus Dental

Recebemos nossos cartões do plano de saúde hoje. A empresa em que a Sarah trabalha oferece o plano de saúde privado Adeslas para ela e seus dependentes.

Ter um plano de saúde privado na Espanha torna o atendimento mais rápido e garante a cobertura de alguns itens não previstos na saúde pública.

A Adeslas é o seguro privado número um da Espanha, sendo de propriedade dos grupos VidaCaixa (La Caixa) e Mutua Madrileña.

Tapas & Cañas

Até agora só experimentei uma tapa aqui na Espanha – as batatas bravas. São batatas dorê com molho de maionese com alho e salsa picante. Elas combinam perfeitamente com as cañas.

Caña é como é conhecido o chopp pequeno (famoso garotinho no Rio de Janeiro). Para pedir um chopp de 250 ml, basta pedir uma “caña”. O tamanho faz sucesso pelo mesmo motivo que o garotinho faz sucesso no Rio – o bebedor consegue terminar o chopp antes que ele esquente.

A cerveja mais popular por aqui é a Estrella Damm. Outras cervejas como Mahou e San Miguel também fazem sucesso. Todas elas levam cereais não maltados. Inclusive, a Estrella tem orgulho de dizer que é uma cerveja mediterrânea com cevada, lúpulo e arroz!

Explorando a gastronomia espanhola

Um dos meus desafios aqui em Barcelona é conhecer a fundo a gastronomia espanhola. Quero aprender a fazer as tapas, as paellas e outros pratos locais. O “pan con tomate”, por exemplo, é uma paixão nacional.

A sessão de gastronomia da Fnac é enorme e depois de alguns minutos folheando os livros já tenho um monte de ideias para tentar em casa.

O chef mais famoso da Espanha é o Ferran Adrià. Considerado por muitos o melhor do mundo, ele foi eleito uma das 10 pessoas mais inovadoras do mundo pela revista Time em 2004. Hoje, é possível encontrar dezenas de livros temáticos do chef nas livrarias.

La Maquinista

Hoje fui conhecer o Centro Comercial La Maquinista, um dos maiores shoppings da Europa com 250.000 metros quadrados.

São centenas de lojas do mundo inteiro e dezenas de restaurantes. Entre eles, o meu junk food favorito: Taco Bell!

O shopping tem Apple Store, Fnac, Media Markt, Leroy Merlin, Carrefour, cinemas e todas as grifes internacionais. Um ônibus passa em frente de casa e me deixa na porta do shopping.