Ao contrário do alemão, o espanhol adora novas tecnologias. Está semana fui em uma loja de eletrônicos e fiz uma compra com atendimento virtual e entrega por robô.
Você pesquisa, compara e escolhe o produto em uma tela de 2 metros com o auxílio de uma vendedora virtual.
O pagamento pode ser feito através de um cartão de débito ou crédito sem contato, basta aproximar da cartão na tela. Não é necessário colocar senha nem nada.
Por fim um robô pega o seu produto e faz a entrega. É possível comprar pela internet e retirar nessa loja também.
Todos os estabelecimentos comerciais aceitam cartão aqui em Barcelona e os terminais já estão preparados para aceitar cartões contactless. Lojas como El Corte Inglés e Ikea possuem caixas expressos onde o próprio cliente passa as compras sem a necessidade de um funcionário.
Mesmo com toda essa tecnologia, as lojas tem mais funcionários aqui do que em Berlim. A produtividade de um funcionário na Alemanha equivale a 4 espanhóis ou a 12 brasileiros para tarefas simples. A lanchonete aqui do lado de casa, por exemplo, tem 4 funcionários enquanto a lanchonete que eu frequentava em Berlim tinha somente um. Uma lanchonete com o mesmo tamanho no Brasil precisaria de, no mínimo, 12 funcionários para prestar o mesmo serviço.
O resultado dessa conta é que as lojas com somente um funcionário que aceitam dinheiro em Berlim cobram a metade do preço pelo produto e ainda ganham mais dinheiro do que na Espanha. Imagine o quanto os empresários e consumidores pagam pela ineficiência no Brasil.