Manter a segurança de um site na Internet é um grande desafio. Todos os dias milhões de computadores são invadidos e tomados por softwares maliciosos. Muito destes softwares tem como objetivo final transformar a máquina infectada em um zumbi que eventualmente se juntará a um exército cibernético. Manter softwares atualizados, utilizar ferramentas de proteção como antivírus e firewall e, principalmente, ser cauteloso ao navegar pela Internet são as melhores maneiras de se prevenir contra uma invasão.
Todos os sites na Internet sofrem ataques constantes. Este blog sofre ataques de spammers e hackers frequentemente. Faz parte da vida online. Tenho instaladas ferramentas de controle e conto com o apoio de uma empresa de hospedagem de sites americana que faz um excelente trabalho. Recentemente, eles disponibilizaram para todos os clientes um certificado SSL para aumentar a segurança dos sites.
O SSL é uma das ferramentas disponíveis no mercado para evitar que informações passadas entre o site e navegador sejam interceptadas por terceiros. Na prática, as informações trocadas entre o site e o visitante são embaralhadas antes de serem enviadas e somente os dois lados diretamente envolvidos possuem a chave para desembaralhar os dados.
Toda vez que escrevo neste blog, digito um login e uma senha para editar o seu conteúdo. Até hoje, esta autenticação era feita sem nenhum tipo de criptografia, o que permitia que qualquer hacker pudesse interceptar esta informação. Com o certificado SSL instalado no blog agora, esta informação passa a trafegar com o mesmo nível de segurança das informações bancárias de grandes instituições e sites de e-commerce.
Para quem visita este e outros sites na Internet, a dica é sempre procurar o cadeado na barra de endereço do seu navegador antes de enviar qualquer informação. Os certificados SSL são extremamente baratos e fáceis de instalar e qualquer site comercial que não possui este tipo de segurança não pode ser considerado confiável.