36

Antenor faz 36. Este ano ganhei o pacote completo: bolo com vela, presente e cartão. Não poderia estar mais feliz!

Agora já posso dominar o mundo na Edição Mundial do Banco Imobiliário!  Diversão garantida! Ganhei também de presente antecipado nos EUA um fone de ouvido Beats by Dr. Dre.

Costela BBQ

Hoje fiz uma costelinha de porco no forno. Primeiro passo uma mistura de páprica, alho, cebola, pimenta caiena e sal na carne. Coloco na forma, cubro com alumínio e deixo por 1 hora a 200 graus. Enquanto isso, faço o molho. Derreto 50 gramas de manteiga e adiciono 50 gramas de açúcar mascavo. Por fim adiciono uma xícara de vinagre de maçã. Reduzo o molho e passo na carne. Tiro o alumínio e deixo mais 30 minutos no forno reaplicando o molho ocasionalmente. Pronto para a foto!

Prime Now

A Amazon lançou na Espanha o serviço de entrega ultra-rápida grátis Prime Now. São milhares de produtos entregues até 2 horas após o pedido. E se a pressa for muita mesmo, é possível pagar €5,90 e receber sua encomenda em até 1 hora.

Se formos contar com o tempo de deslocamento para ir ao shopping e o custo de transporte, a Amazon acaba de dar a última punhalada no comércio tradicional. Nos EUA, 1/3 dos shoppings deve fechar no curto prazo. Com a compra de cadeia de supermercados Whole Foods, a Amazon está matando mais um ramo por lá.

Eu compro na Amazon esporadicamente. Minha última compra foi uma capa impermeável para o meu celular. Por €4 eu agora posso levar meu celular na praia e tirar até fotos debaixo d’água. E o melhor, o frete foi grátis. Com esses preços e condições, não tem como o comércio tradicional competir com Jeff Bezos.

Pisante novo

Aqui na Europa, o que eu mais gasto é sola de sapato. E foi por isso que eu resolvi me presentear com um pisante novo. Comprei um clássico da Adidas na cor cinza.

Este é o primeiro tênis que compro da companhia alemã de calçados Adidas. A empresa ficou famosa por calçar o atleta Jesse Owens nas Olimpíadas de 1936 em Berlim. Durante a guerra, a fábrica produziu botas militares e lança-granadas. Depois de uma briga com o seu irmão e também sócio, a companhia “Irmãos Dassler” foi dividida em duas: Adidas e Puma. O resto é história.

Moqueca de Camarão Baiana

Hoje fiz a minha primeira moqueca de camarão baiana na Europa. Ficou espetacular! Segue a minha receita adaptada.

– 400g de camarão limpo
– 6 tomates
– 1 pimentão vermelho
– 1 pimentão verde italiano
– 2 cebolas
– 1 dente de alho
– coentro
– azeite de dendê
– leite de coco
– sal e pimenta

Tirei a pele dos tomates na água fervendo, bati no liquidificador e passei na peneira. O pimentão vermelho foi assado no forno. Fiz um refogado de cebola e pimentão Italiano no azeite de dendê. Refoguei o camarão.

Coloquei o tomate batido e o pimentão vermelho assado no refogado de cebola e pimentão e deixei cozinhando por 20 minutos. Juntei o camarão e o leite de coco e desliguei o fogo depois que levantou fervura. Adicionei o coentro picado na hora e servi com arroz.

Coca de Sant Joan

Hoje é dia de São João. Aqui na Espanha, dia de soltar fogos, acender fogueira e comer pratos típicos da festa. Nenhum prato é mais popular do que a Coca de Sant Joan, um espécie de bolo recheado e enfeitado com frutas cristalizadas. Mas nem toda coca é de fruta cristalizada, felizmente. Eu comprei uma de chocolate, com um aspecto muito interessante, olha só.

Pela cidade, as pessoas andam com caixas e mais caixas na mão. Ninguém pode ficar sem coca, aparentemente. Eu já fiz a minha parte! E posso dizer que a coca de chocolate acompanhada de café é um excelente lanche. E viva São João!

Reykjavik

Hoje é o solstício de verão no hemisfério norte. Para quem mora em Reykjavik, capital da Islândia, isso significa que o sol nasceu às 2:55 da manhã hoje e irá se por às 00:03 de amanhã somente. Por lá, a temperatura é de 11 graus agora.

O dia mais longo do ano está ensolarado por aqui como sempre e a temperatura está em 30 graus. Em Barcelona, o sol nasceu às 6:18 e irá se por às 21:28. 

Com o verão na Europa, o corpo pede para dormir mais tarde e parece que nosso corpo precisa de algumas horas de escuridão para se convencer que precisa descansar. Jantar mais tarde também faz mais sentido agora, já que ninguém quer comer com o Sol ainda lá fora.

Os parques estão cheios como nunca agora. Na foto abaixo, a Cascada Monumental do Parque da Citadela.

Uma tarde no museu

Barcelona é uma cidade de praia e museus. Entre o bairro gótico e a praia de Barceloneta são menos de 2 km de caminhada.

Hoje visitei dois museus da cidade: o Museu Frederic Marès e o Museu de Culturas do Mundo.

O primeiro abriga o acervo pessoal do escultor e colecionador Frederic Marès, com muitas esculturas medievais e objetos históricos dos séculos XV ao XIX. O museu fica no Palácio Real Mayor de Barcelona e sua construção data do século XI.

O Museu de Culturas do Mundo abriga um pequeno acervo de obras da África, Ásia, Oceania e Américas.

Os dois museus tem entrada gratuita para residentes em Barcelona inscritos no programa Gaudir Més. A expressão catalã “Gaudir Més” significa “Aproveitar Mais”. E é isso que eu estou fazendo, aproveitando mais Barcelona!

Séries

O fim de semana foi de descanso e TV. Resolvemos conhecer algumas séries novas. A maioria faz parte do serviço on demand da Amazon – Prime Vídeo.

A primeira série que assistimos foi Chance. A série é do canal americano Hulu e está sendo distribuída pelo canal Calle 13 na Espanha. Nela, Hugh Laurie, o Dr. House, faz o papel de um psiquiatra que se envolve em uma rede de crime e corrupção com uma de suas pacientes. A série é muito arrastada e não me animei a continuar assistindo.

Depois disso, passamos para a Amazon. A primeira série que vimos foi The Man in the High Clastle. A série se passa em 1962 e retrata uma história alternativa em que a Alemanha e o Japão saem vencedores da Segunda Guerra Mundial. A série é muito interessante.

Vimos também a série Mozart in the Jungle com Gael Garcia Bernal. Ele interpreta o novo maestro da Sinfônica de NY em uma trama surpreendente.

A seguir assistimos à série Crisis in Six Scenes, escrito, dirigido e estrelado pelo Woody Allen. A série se passa na década de 60 e retrata um septuagenário neurótico que fala sem parar.

Continuamos nossa maratona vendo American Gods, uma série que está causando bastante burburinho na Internet, mas que, na minha opinião, não é tudo isso.

Para terminar vimos duas comédias mais leves. Red Oaks retrata as aventuras de um adolescente na década de 80 e tem como pano de fundo um Country Club no subúrbio americano. Por último, assistimos Transparent, uma série sobre uma família em que o patriarca sexagenário decide se assumir como transgênero.

De tudo que assistimos, só ficamos com vontade de seguir duas séries. The Man in The High Castle é brilhante ao imaginar um mundo dominado por nazistas e japoneses. Mozart in The Jungle é leve e tem uma excelente trilha sonora de música clássica.