O coração da Catalunha é também o maior pólo turístico da Espanha. Para ser mais específico, Barcelona é a segunda cidade mais visitada do continente europeu, ficando atrás apenas de Paris. O segundo lugar no pódio é o resultado de um esforço coroado há 25 anos nas Olimpíadas sediadas aqui. Desde então a cidade continua investindo pesado em infraestrutura e renovação e, mesmo depois da crise que devastou a Espanha em 2008, o turismo não para de crescer. Mas afinal, o que 10 milhões de turistas fazem aqui todos os anos? Veja abaixo as principais atrações de Barcelona:
- Sagrada Família
- Parque Güell
- Casa Milà
- Casa Batló
- La Rambla
- Bairro Gótico
- Parque Tibidabo
- Monte Montjuïc
- Parque da Citadela
- La Boqueria
- Montserrat
- Museu Picasso
- Praça de Catalunha
- Palácio da Música Catalã
- Camp Nou
- Poble Espanyol
- Museu Nacional de Arte da Catalunha
- Catedral de Barcelona
- Aquarium de Barcelona
- Castelo de Montjuïc
- Arco do Triunfo
- Templo Expiatório do Sagrado Coração
- Praça de Espanha
- Mosteiro de Pedralbes
- Praia de Barceloneta
- Praça Sant Jaume
- Centro Cultura de Memória El Born
- Museu da História de Barcelona
- Museu de Culturas do Mundo
- Museu Frederic Marès
- Sitges
- Castelldefels
- Porto Olímpico
- Rambla de Catalunha
Além das atrações turísticas, Barcelona oferece também uma ampla oferta de shoppings e restaurantes. A Espanha possui um turismo gastronômico muito forte com produtos emblemáticos como o Jamón Ibérico e o Queijo Manchego. Aqui também é a terra da paella, dos croquetes e bocadillos.
Barcelona consegue reunir as praias do Mediterrâneo, a cultura catalã, a gastronomia espanhola, castelos e construções medievais, obras de Gaudi, um dos maiores times de futebol do mundo, dezenas de shoppings, uma atmosfera cosmopolita e o melhor clima da Europa. Não é à toa que milhares de turistas resolvem abandonar seus países todos os anos e se mudar para cá. A cidade também tem muitos problemas: batedores de carteira, desorganização, sujeira, greves, muito calor no verão, turistas demais, transporte público lotado, custo de vida alto e muito desemprego. Mas no fim das contas, os números não mentem. Mais e mais pessoas saem da Inglaterra, França, Itália, Polônia, Leste Europeu, América Latina e escolhem Barcelona como sua nova casa.