Chegamos em Jerusalém para o Yom Kippur, o dia do perdão. Durante 25 horas, o comércio fecha completamente e os judeus não comem, bebem qualquer tipo de líquido, trabalham ou utilizam qualquer tecnologia. É o feriado mais importante do ano.
Nossa viagem começou em um Toyota Prius. O táxi nos deixou no terminal 2 do aeroporto às 4h da manhã. Já tínhamos feito o check-in online e seguimos direto para a sala de embarque. Decolamos às 6h em um voo da Norwegian Airlines em direção à Tel Aviv. a viagem dura 4h25 e Israel está uma hora a frente da Espanha.
Em Tel Aviv alugamos um carro e pegamos a estrada. Os supermercados fecham às 15:00 na sexta-feira e, devido ao Yom Kippur, tudo permanece fechado até o por do sol de sábado.
Pouco depois das 15h, a cidade já parecia abandonada. Procurei um estacionamento para deixar o carro e estavam todos com a cancela aberta e sem funcionários. Acabei deixando na rua mesmo (o estacionamento não é cobrado durante o shabbat).
Compramos água, pão, leite, queijo, presunto, café, cereal, iogurte e alguns salgadinhos locais com húmus para um lanche.
A cidade velha é realmente fantástica. A atmosfera é única e parecemos estar em um livro de história. Além de todas as referências das religiões abraâmicas que aconteceram aqui, há também uma parte considerável da história da humanidade que foi escrita aqui nos últimos 6.000 anos.
Amanhã conheceremos melhor a cidade. Até agora tudo pareceu fantástico!