O Monte das Oliveiras

Começamos o dia na Cúpula da Rocha, local sagrado para judeus, cristãos e muçulmanos onde Abraão levou seu filho Isaac ou Ismael (dependendo da religião) para o sacrifício.

O templo muçulmano foi construído após a destruição do templo antigo que era sagrado para os judeus. Por este motivo os judeus começaram a ir até o lado ocidental do muro de Jerusalém para lamentar o ocorrido, daí o nome Muro das Lamentações.

Na segunda parte do nosso dia fomos até o Monte das Oliveiras. Na foto acima, é possível ver a cidade velha de Jerusalém vista do Monte das Oliveiras. Fizemos todo o percurso a pé, passando por todos os locais citados na Bíblia que contam a história de Jesus. Fomos nas tumbas dos profetas, na catacumba da Virgem Maria e onde Jesus foi tentado, traído, onde ele chorou e onde rezou o primeiro Pai Nosso. O Monte das Oliveiras é um grande cemitério judaico, mas também segue com suas oliveiras antiquíssimas (algumas com mais de 2000 anos) e carregadas de azeitonas.

Todos os passeios aqui contam alguma história Sagrada para uma das três religiões ou até para todas ao mesmo tempo, como é o caso da Cúpula da Rocha. A catacumba de Maria, por exemplo, é citada na viagem noturna de Maomé e é sagrada para os muçulmanos também.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *