Hoje fomos até a cidade de Haifa, a terceira maior cidade de Israel, depois de Tel Aviv e Jerusalém. A cidade abriga o Centro Mundial da Fé Bahá’í, uma religião de origem persa que prega a unidade entre as diferentes religiões e a tolerância. Os jardins do Centro são considerados Patrimônio da Humanidade pela UNESCO.
São 700 degraus para chegar até o Templo. Uma descida íngrime que permite vistas espetaculares do cidade e seu porto, o mais importante de Israel.
Amanhã é o nosso último dia por aqui. Nesses oito dias pudemos conhecer as principais cidades e pontos turísticos do país. O Mar Morto e o Mar da Galiléia são realmente fantásticos. Jerusalém é uma cidade única, dividida em diferentes bairros e com tantos locais sagrados para as diferentes religiões. Fora do seus muros, Jerusalém tem uma atmosfera muito agradável, com bares e restaurantes por todo lado e muita gente passeando nas ruas. Tel Aviv e Haifa são cidades mais “comuns”, mas ainda assim com muita personalidade. O Mar Mediterrâneo é extremamente bonito nessa região e cai como uma luva em um país que as temperaturas passam de 30 graus em outubro e chegam facilmente aos 40 graus no verão. Viajar de carro dá a possibilidade de ver um pouco do que acontece fora das cidades conhecidas e também um pouco do que o país planta e produz. Foram mais de 1.000 quilômetros de estrada passando por praias, montanhas, desertos, cidades e muitas paisagens diferentes. As palmeiras de tâmaras predominam no litoral enquanto a parte central é ocupada por oliveiras. Apesar de ter apenas 20% da população de origem árabe, vimos muitas mesquitas por todas as partes. A comida foi um dos pontos altos da viagem, o falafel israelense é inesquecível e tudo que comemos aqui estava gostoso. A comida é boa, mas é cara. Os preços são até 50% mais altos do que em Barcelona em uma comparação rápida que fizemos nos supermercados.
Resumindo, valeu muito a pena conhecer Israel. Pude entender um pouquinho mais sobre a história do país cercado de conflitos desde o início dos tempos. Aprendi um pouco mais sobre as religiões abraâmicas e até um pouco de mitologia grega.