Passagens compradas, passaporte válido (com no mínimo 6 meses de validade), seguro viagem contratado (com cobertura mínima de €30.000), comprovação de meios financeiros para custear a viagem (€65 por dia em dinheiro e/ou extrato de cartões de crédito internacionais) e reservas de hotel e/ou carta-convite em mãos. Tudo pronto? Não! Chegou a hora de fazer as malas.
As passagens aéreas tradicionais compradas com origem no Brasil tem direito a uma franquia de bagagem. É importante dizer que esta regra foi alterada recentemente e as bagagens podem ser cobradas separadamente como acontece nos demais países. Mas considerando que a sua passagem aérea ainda conta com a franquia normal, tenha em mente seus limites permitidos:
- Bagagem de mão: 1 volume / 56x45x25cm
- Despachadas: 2 Malas. Max. 32 kg e 158 cm
Para a bagagem de mão é preciso atentar às seguintes regras:
- Normas sobre líquidos: estão permitidas quantidades em envases de 100ml, dentro de uma bolsa de plástico transparente com fechamento por cremalheira (tipo Ziploc) com capacidade máxima de 1 litro.
- Artigos proibidos: materias explosivos, radioativos, tóxicos, armas de fogo ou brancas e ferramentas. São proibidos ainda gases sob pressão (aerosol) e objetos cortantes (tesouras, objetos pontiagudos, etc.).
- Dispositivos eletrônicos: são permitidos dispositivos eletrônicos como celulares, computadores, tablets, etc. com as suas baterias carregadas e funcionais para que as autoridades possam atestar seu funcionamento.
A bagagem de mão e as malas devem ser arrumadas pelo próprio passageiro e não devem conter nenhum objeto de terceiros. A sua bagagem deve ficar sob os seus cuidados durante todo tempo do momento em que ela é fechada até ser entregue ao funcionário do aeroporto. Por norma, os funcionários do aeroporto perguntarão sobre a existência de itens proibidos na bagagem e sobre a interferência de terceiros na sua bagagem.
As suas malas devem estar identificadas com uma etiqueta com seu nome e telefone. A companhia aérea também recomenda a utilização de cadeados nas malas despachadas. Os cadeados de código são os mais indicados, assim não há o risco de perder a chave. Prefira cadeados com a certificação da TSA, para evitar que a sua mala tenha o cadeado cortado por funcionários do aeroporto. É importante levar em consideração que suas malas poderão ser abertas e revistadas após serem despachadas pela companhia aérea. Faça as malas de tal forma que uma pessoa consiga recolocar os objetos depois.
Caso sua mala seja preta ou vermelha ou tenha um aspecto extremamente comum, amarre um laço colorido na sua alça. Isso impede que outro passageiro pegue sua mala por engano na esteira de bagagens. Outra dica valiosa é sempre fotografar suas malas antes de despacha-las. Desta forma, caso você perca sua mala, será mais fácil descreve-la para o funcionário do aeroporto. Anote também a marca da sua mala, esta informação é utilizada no formulário.
Ao despachar suas malas, pergunte ao funcionário do aeroporto se suas malas seguirão diretamente até o destino final ou se deverão ser recolhidas no local de conexão e despachadas novamente. Ao pegar o comprovante de bagagem (uma parte da etiqueta que é colocada na bagagem) verifique se a mesma contém o número de itens despachados, o peso aproximado das bagagens e o código do aeroporto de destino. Sempre que possível, solicite a impressão dos cartões de embarque da sua conexão. Caso não seja possível, lembre-se de buscar um balcão de atendimento da companhia aérea no local de conexão para impressão do cartão de embarque.
Após ter as malas despachadas e receber os cartões de embarque e o seu comprovante de bagagem, o passageiro deve seguir imediatamente para a sala de embarque. Para isto, ele deverá passar primeiramente pela área de segurança. Nesta área o passageiro deve seguir até uma esteira de raio-x e colocar sua bagagem em uma bandeja. A bolsa transparente tipo Ziploc contendo as embalagens de até 100ml contendo líquidos devem ser retiradas da bagagem de mão e colocadas diretamente na bandeja. O passageiro deve ainda retirar casaco, cachecol, relógio, carteira e moedas que estejam no bolso. Preferencialmente, o passageiro deve estar somente com a roupa do corpo e nenhum objeto metálico. Isto inclui cintos, sapatos e bijuterias. Calçados com cano alto como botas devem sempre ser retirados. Após deixar todos os objetos na esteira e acompanhá-los até a entrada para o raio-x, o passageiro deve passar pelo detector de metais. É importante seguir as instruções dos funcionários do aeroporto durante o processo de revista. Muitas vezes o funcionário poderá solicitar uma inspeção secundária do passageiro e sua bagagem, incluindo uma revista detalhada com detectores manuais, abertura da bagagem para inspeção e exames rápidos para verificar a existência de drogas e/ou seus resíduos no passageiro ou em sua bagagem.
Após passar pela inspeção, não esqueça de pegar sua bagagem e seus pertences do outro lado da esteira. Para evitar perder ou esquecer objetos pessoais, eu tenho como hábito colocar minha carteira, moedas e meu relógio dentro da mala de mão durante a inspeção. Muitas vezes também tiro o meu cinto e deixo dentro da mala de mão também. Para garantir que não está esquecendo nada, conte o número de volumes que estão sendo colocados na bandeja e faça o mesmo quando for retirar os seus pertences. Siga sempre as instruções dos funcionários do aeroporto e não se distraia com as outras pessoas na fila.
O próximo passo é o controle de passaporte. Neste momento, um funcionário da Polícia Federal verificará a validade do seu passaporte e se existe alguma restrição para você viajar ao exterior. Hoje em dia, os passaportes eletrônicos são equipados com um chip que permite que este controle seja feito de forma automática em uma barreira eletrônica. O processo consiste em colocar o passaporte aberto na leitora de microchip, aguarda a abertura da primeira barreira, olhar para a câmera posicionada do lado direto da barreira, aguardar que a mesma tire uma foto e libere a segunda barreira. O processo automático pode ser problemático algumas vezes, seja por erros na leitura do passaporte ou dificuldade de tirar uma foto válida. Sempre que disponível, utilize um dos guichês com atendimento pessoal.
Passada esta etapa, você deve chegar ao Duty Free. Não deixe de experimentar os novos perfumes, dar uma olhada nos chocolates e quem sabe comprar alguma besteira para passar o tempo. Porém, tendo em vista que muitos voos internacionais possuem conexão, leve em consideração os limites de líquido na bagagem de mão: envases de até 100ml devem ser acondicionados dentro de uma bolsa plástica transparente com cremalheira.
Cansou do Duty Free? É hora de procurar um lugar para fazer um lanche. Nessas horas valem algumas dicas preciosas. Coma coisas leves, evite muita gordura e carnes. Também evite alimentos com alto grau de contaminação. Pessoalmente, tento evitar alimentos crus (inclusive saladas) ou expostos (como um buffet). A parte mais importante na preparação para qualquer voo internacional é a hidratação. A cabine tem um ambiente muito seco e ao longo do voo perdemos muito líquido. Isto pode causar tontura, dor de cabeça e mal-estar. Além disso, chegamos muito mais cansados ao destino quando estamos desidratados. Para evitar isto, comece a fazer sua hidratação ainda pela manhã. Três horas antes de entrar no avião evite tomar café ou álcool, pois ambos desidratam o corpo. Compre 2 garrafas d’água na sala de embarque, tome uma antes de entrar no avião e outra durante o voo. É importante lembrar que é proibido entrar com garrafas d’água compradas fora da sala de embarque. Portanto, deixe para comprar água somente depois de passar pela área de segurança.
Enquanto estiver na sala de embarque, tome conta dos seus pertences. Enquanto estiver comendo ou fazendo compras no Duty Free, não se separe da sua mala de mão. Malas desacompanhadas serão confiscadas e destruídas pela equipe de segurança do aeroporto.
Verifique constantemente o seu portão de embarque nos monitores disponíveis. Eles podem mudar a qualquer momento. Uma vez identificado o portão de embarque, vá até o local e calcule quanto tempo você precisará para se deslocar até o portão a partir do local que você estará quando faltar 1h30 para a decolagem. O cartão de embarque informa a hora prevista do embarque do seu voo. Um voo com saída prevista às 18:35 deve iniciar seu embarque entre 17:05 e 17:35. Verifique a sinalização do seu portão e se coloque na fila indicada.
Ao entrar no avião, mostre seu cartão de embarque ao comissário de bordo e siga suas instruções para chegar ao seu assento. Coloque sua bagagem de mão no compartimento superior diretamente acima do seu assento. Se o mesmo estiver ocupado, procure o espaço mais próximo. Sente-se, arrume seu travesseiro, sua coberta, familiarize-se com o entretenimento de bordo assim que o mesmo estiver disponível para uso. Não esqueça de colocar uma garrafa de água no porta-objetos localizado nas costas da poltrona da frente. Ouça atentamente os procedimentos de segurança da aeronave e, uma vez com as portas fechadas, afivele seu cinto e boa viagem!