O livro The Travels of Antenor foi publicado em Londres em 1799, traduzido do francês e tem como base os manuscritos gregos encontrados na cidade de Herculaneum no sul da Itália.
Antenor é um personagem da mitologia grega que permeia ficção e realidade ao longo dos séculos. Conhecido como um sábio ancião de Tróia, Antenor negociou a paz com os gregos, foi considerado por muitos um traidor e foi para Itália ao fim da guerra, onde fundou a cidade de Pádua. Lá, atualmente, está exposta a tumba de Antenor, encontrada em 1253, na Piazza Antenore, local que visitei em 2009.
Antenor foi um conselheiro do Rei Priam e muitos dizem que eles possuíam um grau de parentesco. Antenor é citado na Ilíada, no Inferno de Dante e em outros livros importantes. A trilogia As Viagens de Antenor na Grécia e Ásia incluindo relatos do Egito é considerado um documento histórico por remontar a cultura e as tradições da Mesopotâmia.
De tempos em tempos folheio o livro, disponível gratuitamente na Internet, e fico com vontade de ir à Grécia. Felizmente, desta vez já estou com a viagem marcada. Dentro de 3 semanas estarei caminhando pelas ruas de Atenas novamente, uma cidade que é o berço da nossa civilização e que possui uma atmosfera única.